A ação intencional do ensino da consulta de enfermagem: estudo fenomenológico
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INTENTIONAL ACTION OF NURSING EDUCATION OF CONSULTATION
A AÇÃO INTENCIONAL DO ENSINO DA CONSULTA DE ENFERMAGEM

Palavras-chave

Nursing
Consultation
Education
Gerontology
Phenomenology. enfermería
consulta
educación
gerontología
fenomenología Enfermagem
Consulta
Ensino
Gerontologia
Fenomenologia.

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Resumo

Este artigo é resultante de uma dissertação de mestrado defendida em junho de 2011 na Escola de Enfemragem Anna Nery - UFRJ. Objetivo do estudo. Compreender o significado da ação intencional do ensino da Consulta de Enfermagem ao adulto idoso pelos Enfermeiros que atuam ensinando aos graduandos e pós-graduandos de Enfermagem. Método: pesquisa qualitativa, de abordagem fenomenológica. Sujeitos, doze enfermeiras que atuam com o ensino da consulta. Cenário, duas Instituições Hospitais Escola, que atuam com o ensino da consulta de enfermagem ao adulto idoso para os graduandos e pós-graduandos de Enfermagem. Aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, protocolo de nº. 093/2010. Como um dos resultados, a apreensão do “motivo-porque” gerando o respectivo contexto: da não identificação do ensino da consulta de enfermagem ao adulto idoso no curso de graduação, a procura da qualificação profissional do enfermeiro para ensinar aos graduandos e pós-graduandos a assistir as necessidades das demandas atuais e futuras. Conclusão: comprovou-se que o fazer atual dos enfermeiros está diretamente ligado a sua formação, pois alguns relatam não terem sido preparados adequadamente para lidar com a Consulta de Enfermagem ao adulto idoso.

Descritores: Enfermagem; Consulta; Ensino; Gerontologia; Fenomenologia.

Recebido: 02/08/2011

Aprovado: 13/04/2012

 

https://doi.org/10.5935/1676-4285.20120014
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